Seguros de Moto

Seguros de Moto

Você comprou a motocicleta do seus sonhos e todos os acessórios que estava planejando há um bom tempo. No primeiro dia andando pela cidade, você sentiu um certo receio de acontecer alguma coisa com a sua nova aquisição.

Quando foi manobrar a sua moto no estacionamento do shopping, bateu sem querer no carro do lado e quebrou o retrovisor. A sua primeira reação foi levar a mão à cabeça pensando no prejuízo do retrovisor e na dor de cabeça que o dono do carro poderia causar. Mas aí você lembrou que tinha contratado um seguro de moto, que te protegia contra isso e muito mais.

O seguro de motocicleta é feito para proteger a sua moto e você contra imprevistos que podem ocorrer com qualquer pessoa, em qualquer momento, como a quebra do retrovisor ou um roubo. Conheça abaixo as coberturas do seguro de moto.

Tipos de seguro de moto

Assim como o seguro de carro tem diversos tipos de seguro e coberturas, o seguro de moto também tem uma grande diversidade.

Há dois tipos básicos de seguro: o compreensivo e o não-compreensivo.

O seguro compreensivo  é uma proteção completa e com muitas coberturas. A principal característica dele é ter diversas coberturas em uma única apólice, como proteção contra incêndio, colisão, roubo/furto e outras (conforme contratado).

Geralmente neste seguro há proteção em caso de perda parcial. Isto é, no caso do seu veículo sofrer uma colisão e sofrer danos menores do que 75% do total, a seguradora arca com uma parte do concerto e você arca com outra parte pagando a franquia.

O seguro não-compreensivo é aquele que abrange apenas coberturas específicas. O comum para esse tipo é apenas a cobertura contra roubo, furto e perda total do veículo. Os preços para este seguro costumam ser mais baixos quando comparado com o seguro compreensivo. Isto acontece porque a abrangência de cobertura para esse tipo de seguro é menor e voltada para um público que deseja uma proteção mais pontual.

Normalmente, o seguro não-compreensivo não tem franquia, já que não há coberturas para danos parciais. A cobertura acontece quando há danos totais, isto é, quando o veículo não é encontrado ou há danos maiores do que 75%. Nesses casos, há o pagamento da indenização conforme o percentual contratado da tabela FIPE.

Não há um tipo de seguro melhor do que o outro, já que se deve levar em consideração a necessidade de cada condutor. 

Envie uma Mensagem

Um email será enviado para o proprietário